Crianças e Música: 5 Benefícios da música no desenvolvimento infantil.
A música é parte integrante da vida cotidiana da criança, ouvida em todos os lugares, do rádio à televisão, do celular ao piar dos passarinhos. As crianças nascem com um ritmo natural e podem ser vistas pulando ao ritmo de uma música assim que são capazes de andar.
Cantar, tocar e ouvir música desempenham um papel importante na cultura humana. Você encontrará música presente em muitos aspectos de nossas vidas: teatro, televisão, filmes, igreja, feriados, celebrações e cerimônias governamentais e militares. Em casa, a música pode se tornar parte de nossa cultura familiar – uma parte natural de nossas experiências cotidianas.
Desde o nascimento, os pais instintivamente usam a música para acalmar as crianças, para expressar seu amor e alegria, e para se envolver e interagir. Os pais podem desenvolver esses instintos naturais aprendendo como a música pode impactar o desenvolvimento infantil, melhorar as habilidades sociais e beneficiar crianças de todas as idades.
A música desempenha um papel importante no desenvolvimento infantil. Estimule seu filho a tocar violão, ou tocar piano, ou aprender qualquer um instrumento que ele se sentir a vontade e perceba os benefícios que música trará na vida de seu filho.
Música e o cérebro: os benefícios da música
Um estudo de 2016 da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que experiências musicais na infância podem realmente acelerar o desenvolvimento do cérebro, particularmente nas áreas de aquisição de linguagem e habilidades de leitura.
Mas o sucesso acadêmico não é o único benefício da educação musical e da exposição. A música inflama todas as áreas do desenvolvimento infantil e habilidades para a prontidão escolar: intelectual, social e emocional, coordenação motora, linguagem e alfabetização geral. Ajuda o corpo e a mente a trabalhar juntos. Expor as crianças à música durante o desenvolvimento inicial ajuda-as a aprender os sons e significados das palavras.
A dança também ajuda as crianças a desenvolver habilidades motoras, ao mesmo tempo que permite que elas pratiquem a auto-expressão. Para crianças e adultos, a música ajuda a fortalecer as habilidades de memória.
Além dos benefícios de desenvolvimento da música, por que a música é importante? Simplificando, ela nos dá alegria. Basta pensar em ouvir uma boa música no rádio do carro com a janela para baixo em um belo dia. Isso é alegria!
Jogos de música para crianças de todas as idades
Crianças de todas as idades se expressam através da música. Tocar música para bebês prova que, mesmo em tenra idade, as crianças balançam ou movem as mãos em resposta à música que ouvem. Muitos pré-escolares compõem músicas e, sem autoconsciência, cantam para si mesmos enquanto tocam. As crianças do ensino fundamental aprendem a cantar juntas e possivelmente aprender a tocar um instrumento musical. As crianças mais velhas dançam com a música de suas bandas favoritas e usam a música para formar amizades e compartilhar sentimentos. Experimente estas atividades e jogos com seus filhos para experimentar o prazer e aprender o que a música traz.
5 Benefícios da Música no Desenvolvimento Infantil
Bebês e Música
Os bebês reconhecem a melodia de uma música muito antes de entenderem as palavras. Eles geralmente tentam imitar os sons e começam a se mover para a música assim que são fisicamente capazes. Música de fundo tranquila pode ser calmante para bebês, especialmente no horário de dormir. A música de fundo alta pode superestimular uma criança elevando o nível de excitação. Cante músicas simples e curtas para bebês em voz alta e suave.
Ajude na educação do seu filho(a) com música, tente fazer uma ou duas linhas sobre tomar banho, vestir-se ou comer cantando, enquanto você faz essas atividades com ele. Estimule-o! alegria ajuda na saúde.
A Música nos primeiros passinhos
Crianças gostam de dançar e se mexer e a música, estimula nos primeiros passinhos. Ajuda também a criança no início da fala, pois com repetição de músicas, que incentiva o uso de palavras e memorização. Canções bobas fazem rir. Tente cantar uma música familiar e insira uma palavra boba no lugar da palavra correta, como “Maria tinha uma pequena aranha” em vez de cordeiro. Deixe-os reproduzir ritmos batendo palmas ou tocando objetos.
Pré-escolares e Música
Pré-escolares gostam de cantar apenas por cantar. Eles não são autoconscientes de sua capacidade e a maioria está ansiosa para deixar suas vozes rugirem. Eles gostam de músicas que repetem palavras e melodias, usam ritmos com uma batida definida e pedem que façam coisas. As crianças em idade pré-escolar desfrutam de canções de ninar e canções sobre coisas familiares, como brinquedos, animais, atividades lúdicas e pessoas. Eles também gostam de tocar os dedos e rimas sem sentido, com ou sem acompanhamento musical.
Crianças em Idade Escolar e Música
A maioria das crianças em idade escolar está intrigada com músicas que cantam, que soletram ou que lembram uma sequência de eventos. Crianças em idade escolar começam a expressar seus gostos e desgostos de diferentes tipos de música. Eles podem expressar interesse em educação musical, como aulas de música para crianças.
Adolescentes e Música
Os adolescentes podem usar experiências musicais para formar amizades e se diferenciar dos pais e das crianças menores. Eles geralmente querem sair e ouvir música depois da escola com um grupo de amigos. Eles geralmente têm um forte interesse em ter aulas de música ou tocar em uma banda. Estimule-o! Quem sabe pode ser o próximo superstar.
Músicos que começaram a carreira ainda crianças
Wolfgang Amadeus Mozart
Símbolo máximo dos músicos prodígios, Mozart nasceu em 1756 e escreveu suas primeiras composições antes dos cinco anos de idade. Aos seis ele já se apresentava junto com sua irmã, também musicista, tocando em cortes em Munique, Paris, Londres e outros países. Sua primeira sinfonia veio aos oito anos.
Aretha Franklin
Aos 10 anos, Aretha Franklin cantava no coro da igreja onde seu pai pregava. C.L Franklin levava a filha em caravanas gospel para divulgar o talento da cantora, e orientou Aretha na assinatura de seu primeiro contrato, com a gravadora J.V.B. Records. Aretha Franklin lançou seu primeiro trabalho, Songs Of Faith, com as gravações das músicas que cantava na New Bethel Baptist Church, aos 14 anos.
Michael Jackson
Michael Jackson começou a sua carreira por causa de seu pai, Joe Jackson. Foi ele que criou a banda Jackson Brothers, com os irmãos mais velhos de Michael, Jackie, Tito e Jermaine. Quando Joe Jackson reconheceu o talento no pequeno Michael, ele colocou o garoto para compartilhar os vocais principais com Jermaine em 1965, e o grupo se tornou o Jackson 5. Na época, Michael Jackson tinha apenas sete anos. O primeiro single da banda, “Big Boy”, foi lançado quando o vocalista tinha dez.
Stevie Wonder
Um dos músicos mais bem sucedidos do século XX, Stevie Wonder foi outro garoto prodígio. Aos 11 anos, Wonder tocou uma composição própria intitulada “Lonely Boy” ao Ronnie White da banda The Miracles. White levou o garoto à gravadora Motown, que ofereceu a um contrato de cinco anos ao compositor. Por causa de sua idade, o chamado Little Stevie Wonder teve seus royalties retidos até atingir a idade de 21 anos.
Björk
A islandesa Björk entrou aos seis anos na escola de música infantil Barnamúsíkskóli, em Reykjavík, onde começou seu estudo musical aprendendo a tocar piano e flauta. Em um coral da escola, a pequena Björk cantou o hit “I Love to Love”, de Tina Charles, e os professores capturaram a performance e enviaram à única rádio islandesa na época. Uma gravadora ouviu a performance e fechou com Björk o contrato para gravar seu primeiro álbum. Aos doze anos, a cantora lançou seu auto-intitulado disco de estreia.
Justin Bieber
Justin Bieber começou sua carreira já faz tempo, aos doze anos. Ao participar de um competição de talentos em Stratford no Canadá, Bieber cantou “So Sick” do Ne-Yo e ficou em segundo lugar. Um executivo de gravadora foi atrás do garoto depois de achar o vídeo de sua performance no YouTube, e aos treze anos Bieber estava gravando vocais com Usher.
Fonte: Omelete
Não há desvantagem em trazer as crianças e a música juntas através de atividades divertidas. Podemos aproveitar os benefícios da música a partir do momento em que nascemos, pois à música pode acalmar as crianças e estimular o desenvolvimento infantil. Do puro prazer de ouvir sons suaves e harmonias rítmicas, ganhar novas habilidades linguísticas e sociais, qualquer que seja o cenário – um quarto silencioso em casa com a família, um grande campo gramado cheio de pessoas ou uma sala de aula ocupada – a música pode animar e enriquecer a vida das crianças e das pessoas que cuidam delas.
Musicoterapia na saúde da criança
Relato de uma mãe sobre a Musicoterapia na saúde de seu filho
Max recebeu uma variedade de terapias desde os 6 meses de idade; terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia da visão, classe de habilidades sociais. Nós fizemos aulas de ioga para crianças no espectro do autismo e ele atualmente joga futebol em uma equipe para crianças com necessidades especiais. De um modo geral, porém, a terapia que mais o ajudou, só o fazemos há menos de um ano.
Amo musicoterapia!
A musicoterapia não é considerada a terapia principal. Como a arteterapia ou a psicoterapia, é uma daquelas coisas que os médicos dizem “não pode doer”, mas pais como eu dizem ser uma obrigação. É uma linha não negociável em nosso orçamento, já que o seguro não cobre isso. Existem muitos estudos sobre o impacto da música na aprendizagem e como nossos filhos no espectro com seus cérebros mágicos apenas se relacionam com a música de uma maneira específica. Eu sabia que era a coisa certa a se fazer com Max quando, depois de semanas e semanas trabalhando com seu terapeuta ocupacional para calçar os sapatos (não os amarrar, apenas colocá-los), ela cantava as instruções em vez de simplesmente dizê-las. Ele os cantou de volta para ela e colocou os sapatos, sozinho, pela primeira vez (e ele tinha quase 6 anos de idade na época). Fui para casa daquela sessão e enviei um e-mail ao musicoterapeuta para fazer uma avaliação.
Nossa musicoterapeuta é certificada pelo conselho (procure profissionais certificados) e criou metas e programas como todos os outros terapeutas de Max. Na verdade, ela analisou as avaliações desses terapeutas, para descobrir como reforçar esses objetivos em suas sessões. Ela olhou para Max como uma criança inteira, não apenas com suas “habilidades escolares”. Ele tem metas para ajudá-lo com seu medo de ruídos como o de um inseto voando e fogos de artifício, ele tem objetivos para ajudá-lo a pregar pronomes como ele e ela, e ele tem objetivos para ajudá-lo a ganhar mais força em suas mãos.
Ele dedilha as cordas da guitarra.
Mas, ao contrário da terapia ocupacional e de todo o resto, ele está trabalhando em direção a todos esses objetivos com a música. Em vez de usar uma pinça para pegar as coisas e aumentar a força da mão, ele dedilha as cordas da guitarra ou toca as teclas de um piano. Ele pratica cruzar a linha mediana de seu corpo batendo num bongô. E ele ri. Rapaz, ele ri. Eles compõem músicas bobas para ajudar na compreensão e na memória, e ele melhora mais, semana após semana do que com qualquer outra intervenção.
E por fim…
Se você está considerando a musicoterapia ou quer aprender mais sobre isso, eu recomendo fortemente que você faça alguma pesquisa. E, se seu filho está envolvido em múltiplas terapias, você sabe o quanto isso é importante – eles vêm para sua casa. Então eu posso sentar no meu escritório e ouvir a sessão enquanto ainda estou trabalhando. Fantástico.
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