Sobre
Filosofia de vida é uma expressão que serve para descrever um conjunto de ideias e atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo de pessoas. Por outro lado, existe também uma definição alternativa que mostra filosofia de vida como a forma que uma pessoa decide viver, dizem os dicionarista.
Filosofia de vida para simplificar, é uma constante busca pelo desenvolvimento pessoal e pelo autoconhecimento, para se alcançar uma vida equilibrada.
“Fazer o bem não consiste, para o homem, apenas em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, todas as vezes que o seu concurso venha a ser necessário.”
Na busca dessa vida equilibrada, lancei esse projeto, que foi criado para ajudar as pessoas a ampliar seus conhecimentos, a fazer voar o “SER”, que para isso precisa de duas “asas”, que seriam a da intelectualidade e a da moralidade para “alçar o voo evolutivo”.
A “asa” intelectual é a vida material. É desenvolver a inteligência, o adquirir conhecimento, o estudo. Quando estuda e desenvolve este hábito, o Ser amplia seus horizontes e suas percepções intelectivas.
Pelo estudo também consegue bons empregos, mas não basta só fazer faculdade, é preciso desenvolver o hábito, o prazer, o gosto de estudar. Quando se ama o estudo, vai fazendo, cursos, faculdades, concursos e tem um bom emprego que facilita a vida financeira e ajuda na manutenção do corpo. Mesmo sem recursos o estudo te leva no futuro à adquiri-lo.
Quantos exemplos de pessoas que eram de famílias sem recursos e com o estudo e dedicação, conseguiram “seu lugar ao sol”.
Já a “asa” moral, considero a vida espiritual ou o espiritual, que trataria: do bem proceder com o próximo (TODOS), a natureza. Fazer o bem/ser útil e com isso ter a consciência tranquila quanto ao dever cumprido.
Para isso me apoio em 4 pilares básicos: Deus, imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos e reencarnação. Essa base ajudará a responder muitas questões e de fundamental importância para os assuntos que iremos abordar que focam no Ser Integral (corpo e espírito).
Eu me senti durante muito tempo, vazio, buscando respostas para perguntas como: “porque existo?”, “para que viver?”, “Qual o sentido da vida?”, “a vida é só isso?”, “como ser feliz”, queria aplacar dores, sofrimentos e conflitos.
Experimentei algumas coisas, frequentei lugares e li várias obras e nada vinha de encontro as minhas dúvidas e preenchia meu vazio.
Em minha busca do autoconhecimento. Encontrei a Doutrina Espírita (Espiritismo), que me ajudou a encontrar o Deus interior que existia em mim, um Deus amoroso, consolador e justo, e que preencheu meu vazio, despertando minha fé.
A Doutrina Espírita também deu sentido a minha vida, respondendo a muitos dos meus questionamento, pois ela abrange todos os conhecimentos humanos, usa o critério lógico e a fé raciocinada, abrindo ao homem todas as “janelas do mundo”, para que ele analise as coisas em seus diferentes aspectos de forma lógica, clara e racional, e olha que sou bem questionador, mas encontrei ali lições em que me ajudaram e ainda ajudam para minha autoiluminação.
Bom, isso foi para mim, pode ser igual para você ou não, mas o blog não é só para Espíritas e espiritualistas, mas para os que buscam algo, para os que se sentem perdidos no mundo com um vazio interior e que não sabem como preencher e que procuram um sentido para a vida, uma Filosofia de Vida.
Precisamos estar com as duas asas do mesmo tamanho para alçar “voo”, para uma evolução plena e feliz.